8 de abril de 2013

Eurotrip 2013: Planejando a primeira viagem à Europa


Sempre fico ansiosa antes de qualquer viagem, até mesmo bate-e-volta de final de semana. Arrumar as malas, comprar passagens e não deixar nada pendente em casa são coisas que aumentam a “cuíra” e às vezes me tiram o sono na noite anterior. Mas, faltando menos de 2 meses pra minha próxima viagem, a expectativa nunca foi tão grande. A única vez em que saí do Brasil foi há 13 anos, quando fui com minha família para a Ilha de Margarita, na Venezuela.

Agora o destino é a Europa. O roteiro de 1 mês tem uma margem de mudança, mas a princípio, vamos visitar as seguintes cidades: Viena, Paris e Londres. O mês de junho foi escolhido por dois motivos: ainda não é o auge da alta temporada, portanto os preços são mais amigáveis; e é a transição da primavera para o verão, o que significa que vai estar quentinho, mas nem tanto (pelo menos espero). Além dos preços e do clima, no verão o dia dura mais tempo e várias atrações ficam abertas até mais tarde.  

Em Viena vamos ficar com a família do Andreas e passar um pouco mais de tempo, já que ele é familiarizado com a cidade e tem casa por lá. Nas outras cidades vamos ficar em hotel. É verdade que muitos países são próximos e as passagens entre eles são relativamente baratas, por isso no início me deu a louca de querer conhecer uns 15 lugares em 30 dias! Mas aí eu respirei fundo, botei o bom senso pra funcionar e, a muito custo, me convenci a reduzir o número de destinos para aproveitar melhor cada um. Se der, a gente pode acrescentar uns extras pelo caminho, mas esses três serão o foco da viagem. Afinal, a Europa vai continuar no mesmo lugar, sempre esperando uma segunda visita com um novo roteiro... 

A cidade da música; a cidade do amor; e a cidade do Harry Potter.

Como sou obcecada por planejamento, comecei a fazer isso há quase um ano (é quase uma doença). O bom é que hoje em dia a pessoa não precisa nem sair de casa porque os blogs e sites de viagem estão aí pra isso. Embora também seja importante consultar sites oficiais, os blogs são bons porque vão direto ao ponto, dando informações muito práticas. Indicação de hotel? Albergue? Programa interessante? Onde comer bem e barato? O Google é o limite!

Pesquisando voos:

www.melhoresdestinos.com.br – Sempre atualizado, este blog profissional faz uma varredura diária pelas companhias aéreas e informa sobre as melhores promoções de passagens dentro do Brasil ou do Brasil para outros países. Assinando a Newsletter do Melhores Destinos, a gente recebe o boletim diário com promoções.

www.decolar.com.br e www.submarinoviagens.com.br – Sites de busca de passagens aéreas que mostram os resultados com melhores preços para os destinos e as datas que você escolher. A pegadinha aqui é que na hora de concluir a compra por um desses sites, é cobrada uma taxa em torno de 10% sobre o valor da passagem, que é o lucro deles. Por isso, eles servem apenas para comparar preços. Na hora de comprar, vá direto para o site da companhia aérea que apresentou o voo mais barato.

www.skyscanner.com.br – Usei este site para pesquisar voos dentro da Europa de uma cidade a outra. Eles são ótimos para buscar voos em companhias europeias de baixo custo.

Reservando hotéis:

www.tripadvisor.com.br – É o site número 1 em avaliações de viajantes sobre hotéis e albergues pelo mundo. O sistema de busca é muito simples e eficiente. Você pode pesquisar hotéis na cidade desejada por ordem de recomendações, por preço e até por bairro. Você encontra os prós e contras indicados por quem já esteve nos hotéis, além de fotos dos quartos e demais instalações.

www.booking.com – Além de fazer buscas por hotéis mundo afora, o site permite que você faça as reservas direto através dele, sem taxas adicionais. É o maior site da categoria.

Documentos: facilidade, mas nem tanto

Enquanto os Estados Unidos exigem um complicado visto para entrar no país, a União Europeia está de portas abertas para os brasileiros. É, só que não é bem assim...  Os países da UE não exigem visto para estadias de até 3 meses, mas têm liberdade para recusar a entrada de um estrangeiro (e não necessariamente a justificativa precisa ser plausível). Hoje em dia, são mais raros os casos de brasileiros - com documentos em ordem - barrados na imigração da Europa, mas houve um tempo em que o número de casos era absurdo, especialmente na Espanha e na Inglaterra.  Mulheres jovens e desacompanhadas são o principal alvo.

Mesmo sem visto, os turistas precisam cumprir exigências: além do passaporte, comprovantes de hospedagem, passagem de volta ao Brasil, seguro saúde internacional, carteira de vacinação e cerca de 60 € por dia de estada em solo europeu para custear a viagem. Pode ser que só peçam o passaporte, mas também podem pedir tudo, te encher de perguntas e mesmo assim não ir com a sua cara. Como a possibilidade de ser barrada é pequena, mas ainda existe, só me resta torcer pra dar tudo certo. Há quem leve até contra-cheque e declaração de IR pra provar que tem emprego fixo no Brasil e não pretende morar ilegalmente na Europa. Gente mais obcecada do que eu (mentira, é bem capaz de eu levar)...

Blogs úteis: relatos, dicas, roteiros e outras informações:

www.mochileiros.com - Fórum para viajantes independentes e mochileiros que existe desde 1999. É preciso se registrar para participar das discussões.

 viajandobemebarato.blogspot.com.br  - Blog muito útil, exclusivo para informações sobre viagens de baixo custo para a Europa. Os autores são atenciosos com os leitores, tiram dúvidas, sugerem roteiros de acordo com o tempo e o dinheiro disponíveis pelo leitor e fazem orçamento para viagens econômicas ou supereconômicas/muquiranas.

www.viajenaviagem.com - Dicas para viagens no Brasil, EUA, América Latina e Europa por um profissional no assunto.

www.matraqueando.com.br – Escrito pela jornalista Silvia Oliveira, o blog é cheio de dicas valiosas para viagens em quase todos os continentes. Ela tem uma seção chamada “Europa a 50 euros por dia” que é ótima!

www.viagempelomundo.com – Se alguém já viajou nessa vida, foi a autora desse blog. Os posts vão direto ao que interessa, sem muita enrolação.

Passagens compradas, agora é fazer os planejamentos finais e esperar pa-ci-en-te-men-te. 


"So long, farewell, auf wiedersehen, adieu" 

(Quem lembra dessa música do filme "A Noviça Rebelde"? Pelo menos ela me ensinou a dizer 'adeus' em alemão e em francês. O resto vou aprender na marra in loco...

7 comentários:

  1. Nossa me trocou pela Europa, não acredito!KKKK.

    Que legal Ju! Toda organizada essa minha amiga, muito bom seu planejamento de viagem, dicas importantíssimas...
    Tenho vontade de ir para Portugal, mais não gosto muito de viagens longas...depois vc me conta tbm esse detalhe rsrsrs.
    Amiga aproveite bastante essa viagem e me traga algo das europas rsrsrs abusada essa sua amiga hein?!Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te troquei nada, amiga, pára com isso. Vc sabe que eu queria muuuito ir por SP, mas ia sair muito caro (e a viagem é bem mais longa), então foi o jeito por Fortaleza.
      Na volta vamos fazer uma conexão de 1 dia em Lisboa. Não dá pra fazer muita coisa em um dia, mas com certeza vou aproveitar. Sei que tem lugares lindos lá! Vou tirar fotos e fazer um post aqui, que pode servir pra tua futura viagem a Portugal. E provavelmente eu também vou querer voltar.
      E sobre a demora da viagem, acho que o voo pra Lisboa saindo de Fortaleza é um dos mais curtos que tem: dura só 7 horas.
      Beijo, Haninha!!! :D

      Excluir
    2. Pode deixar que vou trazer um presente das Europas!

      Excluir
    3. kkkkkk, estou brincando minha amiga, sei que nessas viagens temos que olhar todos esses detalhes...Ja fico bem mais aliviada em saber a duração da viagem para Portugal rsrsrs, tire bastante fotos mesmo quero saber de tudo rsrsrs, já andei olhando tbm alguns lugares de lá, coisa mais linda, pois é amiga, mas aproveite bem essa viagem com amore e pode deixar que quem sabe irei buscar minha lembrancinha em Santarém em Julho hauauahau Bjão e uma ótima viagem!

      Excluir
    4. Olha que eu vou cobrar essa visita em julho, hein?
      Saudades, minha amiga!!! ^_^

      Excluir
  2. Jussara,

    obrigada por indicar o Viagem pelo Mundo em seu post!

    Beijo e boa viagem! :)

    ResponderExcluir
  3. nice your site thanks for sharing love you all teme good work keep it up
    WiFi Password Hacking

    ResponderExcluir