23 de julho de 2013

Paris: primeiras impressões, Torre Eiffel e Passeio no Rio Sena

Escolher o mês de junho para ir à Europa é uma faca de dois gumes: a temporada de turismo ainda não chegou ao auge e as filas ainda não estão dando 3 voltas no quarteirão (só 2 voltas...), mas é um período tipicamente chuvoso. O verão demorou a chegar esse ano e o combo resultante “chuva+frio+pés molhados” é inimigo mortal do conforto. Por causa disso, chegamos a perder quase um dia inteiro da estadia em Paris, mas, por sorte, isso só aconteceu uma vez e tivemos mais 6 dias pra recuperar o tempo perdido.

Ao fim da viagem, cheguei a algumas conclusões: 1. Paris é linda; 2. A cada 10 pessoas que você encontra na rua, 7 são turistas, com grandes chances de um deles ser brasileiro; 3. Os parisienses realmente não são o povo mais simpático que existe e eles não gostam (e muitos não sabem) de falar inglês, mas os turistas parecem não se importar, já que Paris nunca sai da lista de cidades mais visitadas do mundo; 4. o baguete francês é duro, mas é gostoso.

Nesse primeiro post, vou contar sobre duas atrações clássicas de Paris que nós conferimos no mesmo dia. ;]

Torre Eiffel

A Torre Eiffel me impressionou mais do que eu imaginava. Sério. É ainda mais bonita e imponente de perto, o lugar que melhor representa essa aura inspiradora de Paris. Antes de ir, vi alguns blogs de viagem dizendo que observar a torre lá de baixo era mais interessante do que subir nela. Ainda bem que eu não acreditei porque a subida vale cada minuto. Acho que pegamos 1 hora de fila, o que achei até razoável, considerando o número de pessoas. Uma vez na bilheteria, você tem duas opções de bilhete: um dá direito a pegar o elevador até o 2º andar (8,50 €) e o outro até o 3º andar, que é o topo (14,50 €).

No 2º andar da Torre Eiffel, olhando um lado da cidade.

E no topo, vendo o outro lado.
Uma dica válida é subir só até o 2º andar porque, além de mais barato, a visão de lá é mais bonita que a do topo da torre, e ainda evita-se uma segunda fila grande e demorada. Nós fomos até o 3º porque não sabíamos disso. Ah! Faltou dizer que é possível subir de escada até o 2º andar, sem pagar nada. Mas isso só para os muito corajosos e/ou de joelhos sadios (o que não é o meu caso e nem o do meu namorado, que somos do Clube do Joelho Podre \o/).

Descendo da Torre Eiffel, para tirar aquela foto individual ou romântica com a torre ao fundo, um lugar estratégico são os Jardins do Trocadéro. Para chegar lá, basta atravessar o Rio Sena. São só alguns minutinhos a pé. Além de proporcionar essa linda visão do maior símbolo de Paris, é um bom local para fazer uma pausa das andanças turísticas, sentar na grama e tomar um sorvete ou comer um maravilhoso waffle com Nutella (vendido na barraquinha mais perto de você. Hmmmm...).

Jardins do Trocadéro

Passeio de barco no Rio Sena
Bem em frente à Torre Eiffel, existem diversas empresas que fazem passeios de barco pelo Rio Sena. O tour tem duração de 1 hora e passa pelos principais cartões-postais de Paris, fornecendo informações em inglês, francês e espanhol. É um passeio bem gostoso (e frioziiinho), com a vantagem de oferecer uma pausa para os pés, depois de horas e horas em pé. Nós pagamos cerca de 12 €, mas existem pacotes que incluem jantar dentro do próprio barco.

Ângulos de Paris exclusivos de quem está no meio do Rio Sena
Gringos e suas câmeras para todo lado!
Ponte Alexandre III
Nós queríamos fazer esse passeio de barco ao pôr-do-sol, mas ficaria muito tarde porque era início de verão, e no verão o sol tem o direito de ir dormir tarde da noite. Às 22h ele ainda estava brilhando, pra alegria de Paris... :]